terça-feira, 31 de março de 2009
É...
Eu falei que este post vinha logo depois do outro mas demorei um pouco mais pra fazê-lo porque fui pesquisar umas coisitas pra adicionar aqui... Isso significa muita coisa para ler, mas aos interessados, vale a pena.
Nesse meio da tattoo se ouve muito falar em old school e new school e muitas vezes isso fica parecendo um dialeto só pra tatuadores porque às vezes não dá pra saber a diferença de um pra outro... a verdade? NEM OS TATUADORES SABEM MAIS A DIFERENÇA.
Particularmente, eu prefiro considerar old school, ou velha escola, como a gama de profissionais antigos, pertencentes até a terceira geração (no caso aqui do Brasil), devotos inabaláveis do Lucky Tattoo que ainda costumam dar as caras nos eventos, muitos deles tatuando com maior disposição que alguns caras novos!
Mas aí é uma definição pessoal, e quando você passa para a questão de "mundo", é preciso ter um referencial. Então, vai aí o referencial necessário para se entender o que é o estilo old school:
1. Traços simples e limpos, bem como a apresentação do desenho, também simples e limpa.
2. A idéia de sombra é marcada pelo preto, mas apenas marcada. Por não ter efeito de brilho nem de profundidade, o desenho parece mais plano mesmo.
3. Os motivos mais comuns são as âncoras, corações, adagas, mulheres (com forma mais caricatural), nomes e frases em faixas. São temas que, na época da guerra, foram largamente utilizados por marinheiros, a única "casta" de tatuados não condenada ao underground.
4. Além de simples, o traço é invariável, ou seja, todo de uma mesma espessura, grossa e uniforme (normalmente são feitos com buchas de 7 ou 9 agulhas que formam uma espécie de "bico" redondo quando soldadas juntas).
O old school é sempre uma boa opção de tattoo por não sair de moda, e manter a qualidade com o passar do tempo, mesmo que a tinta "se espalhe" um pouco pela constante movimentação da pele.
Por enquanto não vou usar a história da tatuagem como referência para não confundir estilos, mas queria ressaltar que, hoje em dia, é muito difícil encontrar um desenho que seja verdadeiramente um old school, respeitando os elementos e o estilo em si. Por exemplo, socos ingleses, olhos e diamantes começaram a aparecer nos desenhos mais tarde, e já caracterizam uma mistura de estilos. Esta mistura já vai dar para entender no próximo post...
- o desenho e a tattoo são trabalhos de Danny G.
Marcadores:
colorido,
desenho,
história da tattoo,
old school
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Merda, eu ia falar sobre isso ¬¬ vc sabe e esses dois (embora pense como vc q ja foram um pouco fundidos) são meus estilos preferidos!
ResponderExcluirpode cre... a disseminação da cultura nunca eh exata... ^^
ResponderExcluirtipo, eu kero dizer assim, as pessoa vai passando adiante coisas sem ter certeza ou conhecimento, ai abrem margem pra duvidas, e estes ouvintes com duvidas as vezes nao pedem explicação so tiram suas conclusoes do assunto e repassam esta informaçao como verdade absoluta... e eh assim q na cultura "algumas coisas se perdem, outras se transformam"
_o/