quarta-feira, 8 de abril de 2009

Pra começar o feriado

Então, já que hoje é uma quarta-feira alcoolizada pelo feriado que, apesar de só começar, no calendário, na sexta, é efetivado desde quinta, vai aí um post bem light e santo, por assim dizer. Passeando por um dos meus blogs favoritos, vi as fotos de um artista que, apesar de eu conhecer o trabalho por alto, nunca cheguei a pesquisar sobre. Enfim, o blog me levou a procurar mais trabalhos e a descobrir informações bem interessantes sobre um cara que, sinceramente, eu considerava bizarro e, apesar de não ter deixado de considerar bizarro, desde hoje, também considero um gênio!
Joel-Peter Witkin é um Mestre em Belas Artes pela University of New Mexico, de Albuquerque, que nasceu em 1939 no Brooklyn, Nova York e trabalhou como fotógrafo pela primeira vez na Guerra do Vietnã, de 1961 a 64. A partir daí, decidiu trabalhar como fotógrafo free-lancer e logo foi contratado pelo periódico City Walls Inc.
Segundo ele mesmo, sua visão e sensibilidade vieram a tona quando era ainda criança e presenciou um acidente de carro em frente a sua casa, no qual uma pequena garota fora decapitada. Em suas próprias palavras:
It happened on a Sunday when my mother was escorting my twin brother and me down the steps of the tenement where we lived. We were going to church. While walking down the hallway to the entrance of the building, we heard an incredible crash mixed with screaming and cries for help. The accident involved three cars, all with families in them. Somehow, in the confusion, I was no longer holding my mother's hand. At the place where I stood at the curb, I could see something rolling from one of the overturned cars. It stopped at the curb where I stood. It was the head of a little girl. I bent down to touch the face, to speak to it -- but before I could touch it someone carried me away.

Crescendo, Witkin foi influenciado pelo Surrealismo e pela Arte Barroca e, ao ver um ambrotipo (foto de uma pessoa morta, também conhecido como foto post-mortem; no século XIX essa prática era comum... lembram-se do filme Os Outros?!) de um casal, ele começou a produzir suas fotos experimentais, se utilizando de cadáveres como modelos.
AQUI estão minhas fotos favoritas, além do primeiro link (no nome do artista), que é um portfólio. Mas eu resolvi postar as imagens pequenas para quem se interessar a ver em resolução melhor apenas clicar e coisa e talz... E já vou avisando, para quem se impressiona fácil, a arte não é muito recomendada não... Se resolver seguir com o cursor, é por sua conta e risco!






Estilo único!

O trabalho de Dave Fox chama bastante a atenção por seus traços fortes e bem marcados, muitas cores e um estilo bem diferente que até lembra a tattoo tradicional, mas, no resto, passa longe dela! Esse tatuador de 36 anos da Philadelphia, Pennsylvania tem um estúdio chamado Evil Balls e, no site, dá pra conferir alguns flashes de seus desenhos influenciados pelo heavy metal e até alguns posters e capas de cds para bandas. E por falar em heavy metal, ele é um dos caras que foi para o mundo da toy art, desenhando um boneco para uma série especial de tatuadores...

]