terça-feira, 24 de março de 2009

Enquanto isso, no Brasil...


Nelson Alves, mais conhecido como Nelves começou sua carreira fazendo ilustrações para a Editora Abril, na Revista Placar, desenhando rostos de jogadores de futebol.
Atualmente, é professor de desenho e ministra cursos inclusive pela internet, focando no estilo realista e sempre divulgando a idéia de que, para reproduzir retratos, é necessário, primeiro, aprender a ver a imagem. Não é um curso barato, mas vale a pena dar uma olhada, principalmente no feedback de quem já assistiu às aulas.

--------------------------------------------------------------------------


Paulo Martinez é um artista de Belo Horizonte que aplica o realismo também a paisagens e criações em cima da própria reprodução das fotos.

Retomando

Andy Buck é um britânico de apenas 19 anos de idade, fotógrafo e artista, que já impressiona pela qualidade de seu realismo, principalmente ao desenhar crianças - uma modalidade especialmente difícil.



Antes de mais nada

Eu sou uma artista iniciante, mas posso garantir que meus desenhos são melhores que os do nosso querido Jean Paul Zilli, porque provavelmente eu assisti às aulas que ele matou quando estava na faculdade.
Quando você se dispõe a "aprender" desenho, você deve estar preparado para as parte chatas, porque elas serão bem mais constantes que as partes divertidas, afinal, como em qualquer outra formação, o estudo é necessário. Então, para quem está pensando em entrar para um curso de desenho, já vou logo avisando: NÃO TEM COMO FUGIR DAS FRUTAS E DOS VAZOS, você invariavelmente vai desenhá-los, em algum momento entre a introdução ao tridimensional e as técnicas de sombreamento.

Enfim, no primeiro dia de aula que tive, as dicas mais importantes foram as seguintes:
1. antes de mais nada, divida o papel para encontrar o centro; trace uma linha horizontal separando duas metades e, em seguida, trace uma linha vertical separando também duas metades. o encontro das linhas é o centro da folha, e é importante que seu desenho parta deste local para que fique bem distribuído no papel.
2. para definir o tamanho do desenho (tanto altura quanto largura) repare bem na proporção e marque, antes de começar, os "limites" do objeto - até onde ele vai?
3. definidos os limites, pense no tamanho e em como reproduzí-lo adequadamente. a proporção que já te ajudou antes agora é fundamental para a reprodução.
4. com a mão bem "solta"/leve, marque as formas, com um lápis mais duro (HB, por exemplo). veja o ritmo, onde estão os circulos, as curvas. reproduza as curvas sem se preocupar com detalhes; olhe o objeto como um todo, repare na "sensação" que ele te dá, na continuidade que ele tem e não se preocupe em "rabiscar" o papel.
5. a partir dos ritmos você já pode começar a reparar em detalhes maiores e marca-los, ainda sem tanta precisão. selecione os melhores traços de ritmo e os demarque ainda com o lápis HB.

... esses são passos básicos para um sketch inicial, que não leva tanto tempo para ser feito (isso depende mais da prática) e faz uma grande diferença na qualidade e precisão do produto final, uma vez que estamos abordando, aqui, desenhos mais realistas. Se você já desenha, experimente fazer os exercícios acima antes de passar para um desenho definitivo; escolha algo que queira desenhar e parta do primeiro passo no lugar de já tentar começar a copiar o que vê.

No grafite

Acho que esse é o primeiro post necessariamente sobre desenho que faço. O que me levou a falar disso? Os desenhos que vi no Fresh Pics! Nesse caso, quero primeiro chamar atenção para o copyright que não precisa ser, necessariamente, um registro feito em cartório. Basta uma simples assinatura para identificar o artista e isso faria uma diferença inacreditável porque agora não tem como saber quem é o autor dos desenhos de animais! (Vejam o post no Fresh Pics antes de ler esse aqui.)


Estudando desenho, aprendi inúmeras técnicas interessantes que vão desde como segurar o lápis corretamente até como atingir o tom de sombra desejado sem precisar de delimitar os traços. Os desenhos do Fresh Pics são inacreditáveis não só pela técnica aplicada mas também pela paciência que foi exigida para se conseguir tais resultados e, devo afirmar, o estilo realista é o que exige mais paciência de todos!

Um dos desenhistas que pude reconhecer foi Andy Buck, cujo portfólio já visitei algumas vezes. O outro é Paul Jung, famoso por desenhar gatos para calendários e que, infelizmente, parece não ter um site na internet. A verdade é que esta semana me dedico a procurar por informações dos artistas responsáveis pelos desenhos apresentados. Enquanto não acho muita coisa, faço, aqui no blog, a semana especial do realismo pelo grafite!

New school americano





Por Tanane Whitfield, dono do estúdio Fuzion Ink, também em Virginia Beach!

Mais realismo




Dessa vez por GFresh, 29 anos, Virginia.

Realista e tradicional

Para começar o dia, o trabalho de Josh Richey, 22 anos, de Richmond, Virginia.