sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tatuar o olho (post gigante)

Há algumas semanas saiu um video no BME de dois presidiários que tatuaram o que chamamos de "branco do olho", sendo que um dos caras clamava o título de "inventor" da técnica. O BMEzine não é um site muito visitado por quem não tem conhecimento da área de modificação corporal, então, uma vez que esse video foi publicado no site, todos nós, membros da comunidade chamada IAM nos indignamos com a entrevista por saber que este video teria divulgação por causa do maldito sensacionalismo!

O video é o seguinte:


Sensacionalismo por sensacionalismo, a opinião geral sobre isso acaba não afetando muito quem se dedica à modificação corporal com seriedade, mas eu, particularmente, preocupo-me quando este video começa a aparecer em sites muito visitados que se dispõem a contar um pouco sobre o procedimento de se tatuar o globo ocular, como foi o caso do Medo B. e que acabam encontrando, na tal entrevista com os detentos, uma informação precipitada fornecida pelo Paul Inman (o suposto "criador" da técnica), porque, tendo em vista o fato de ele já ter tattoos e piercings, é bem provável que ele não tenho "inventado" isso, mas visto e copiado do verdadeiro criador. A seguir, conto um pouco da invenção dessa técnica tão controversa. Todo o material foi retirado das seções do BME (Body Modification Ezine) e estão devidamente linkadas; é provável que nem toda página esteja acessível pois o site só disponibiliza determinados conteúdos (muito antigos ou muito extremos) aos usuários/membros da comunidade, mas acredito que ao menos as páginas iniciais podem, sim, ser vistas.


No primeiro semestre de 2007, o ex-detentor dos direitos do BME, Shannon Larratt manifestou a vontade de pintar o globo ocular de azul e, como sempre, Howie "Lunacobra" (um dos deuses/precursores de qualquer técnica de modificação corporal que vc possa imaginar) foi atrás de uma forma de executar essa ideia. A primeira experiência ocorreu em 1º de julho de 2007; as cobaias foram, nesta ordem, Pauly Unstoppable (em quem foi usada uma técnica chamada "pocking" na qual a movimentação da agulha usada nas máquinas de tattoo é feita a mão, como um "tebori" em pequena escala - nele, a tinta saiu pq a incisão é muito superficial com essa agulha), Josh "Chy" (nele a tinta foi injetada com uma seringa e uma agulha de calibre 29, ou 29G) e, por fim, o próprio Shannon, em quem a técnica de injeção foi um pouco aprimorada com o uso de uma agulha mais grossa (28G). Deste experimento, os resultados foram os seguintes:

1- O método do "pocking" ou "handpocking" não é o mais eficaz, todos os que testaram essa forma relataram como temporária, então, provavelmente, a tattoo do video abaixo saiu gradativamente a medida em que a lágrima foi lavando o olho do indivíduo.


2- Shannon foi o único da turma que sentiu um pouco de incômodo posterior e chegou até a procurar um médico por causa de uma irritação, para assegurar sua saúde ocular; ele interrompeu os experimentos por um tempo, devido ao incômodo, mas continua a tentar "fechar" seu globo ocular até hoje. Dá para acompanhar a saga, em inglês, em seu blog pessoal.


3- O procedimento mais bem sucedido foi o de Josh (na foto, seu olho 24h após a primeira experiência), PRIMEIRA PESSOA A TER O GLOBO OCULAR INTEIRAMENTE AZUL, EM ABRIL DE 2008. Pouco depois ele tatuou o outro olho também.

Além do primeiro olho azul, vão aí o primeiro olho vermelho e o primeiro preto também ;) Notem que nenhum deles envolve presidiários rs





4 - O procedimento é INDOLOR, uma vez que NÃO HÁ TERMINAÇÕES NERVOSAS na região do globo ocular. O colírio anestésico, de lidocaína, é aplicado para um melhor "controle" do olho; possibilitando que ele fique imóvel para ser tatuado, sem espasmos involuntários e aliviando o incômodo de manter o olho aberto por tanto tempo (em torno de 30 minutos a uma hora).

P.S.: Tatuar o olho é algo que se faz há mais de dois mil anos; cegos podem tatuar a córnea para que o olho pareça funcional, um serviço que atualmente é oferecido por micropigmentadores (profissionais de maquiagem definitiva) e por certos oftalmologistas. Como o olho já está inutilizado, é algo puramente estético, com fins cosméticos mesmo, que não oferece risco algum. O procedimento é realizado com uma máquina de micropigmentação adaptada (a movimentação da agulha não é tão agressiva quanto da máquina de tatuagem tradicional nem tão superficial quanto a da máquina de maquiagem definitiva).