quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Algumas horas depois...

E tendo apanhado loucamente dos malditos termos químicos, e graças à ajuda do Oráculo, aí está a lista de componentes mais utilizados para a fabricação das tintas de tattoo:

Preto:
Óxido de Ferro (Fe3O4 ou FeO), carbono, madeira de lenha (carvão vegetal encontrado na América Central e na Índia Ocidental)

- O pigmento preto natural é feito de cristais de magnetita, jet (azeviche, mais conhecido como âmbar negro, um carvão compacto usado como gema) pulverizado, Wüstite (um mineral acinzentado composto por Óxido de Ferro), fóssil animal (chamado de bone char, bone black ou ivory black) e carbonos amorfos resultados de combustão. O pigmento negro é comumente transformado em tinta indiana.

Marrom:
Ocre

- O ocre é composto de óxido férrico misturado com argila. O ocre "cru", "puro", é amarelado, mas quando
desidratado pelo calor adquire um tom avermelhado.

Vermelho:
Cinábrio (sulfeto de mercúrio II, HgS), Vermelho de Cádmio (CdSe), Óxido de Ferro (Fe2O3), pigmento de Napthol-AS (3-hidróxi-2-naftanilídio)

- O óxido de ferro também é conhecido como ferrugem. O cinábrio e o pigmento de cádmio são altamente tóxicos. O vermelho de Napthol é sintetizado da Naptha (ou naphtha, combustível nafta, uma mistura de hidrocarbonos inflamáveis, derivados de petróleo, como a benzina) e é o pigmento que menos apresenta casos de reações, mas todo vermelho tem risco significativo de reações alérgicas.

Laranja:
Disazo Diarylide (não existe nome em português, pertence a uma linha de pigmentos sintético-orgânicos desenvolvidos a partir da manufaturação de moléculas de carbono de componentes do petróleo, ácidos e outras substâncias sob calor e pressão intensa, nos anos 40 identificados pelo nome Diarylide) e/ou Disazo Pyrazolone (outro corante, como o Diarylide), Cádmio Seleno-Sulfide (composição de minerais)

- Os orgânicos são formados da condensação de 2 corantes monoazo (usados na indústria têxtil). São moléculas grandes, com boa estabilidade térmica e coram com rapidez.

Carne (cor da pele):
Ocres (óxidos de ferro misturados com argila)

Amarelo:
Amarelo de Cádmio (CdS, CdZnS), Ocres, amarelo açafrão, Amarelo de Cromo (PbCrO4, normalmente misturado com PbS - cloreto de potássio), Disazo Diarylide

- O açafrão é conhecido no exterior como curcuma (cúrcuma ou curcumã aqui), derivado de plantas da família do gengibre (nota minha: esse pó misturado no arroz fica uma delícia). As reações são comumente associadas aos pigmentos amarelos, em parte porque é necessário uma aplicação maior do pigmento para chegar a uma cor visível e brilhante.

Verde:
Óxido de Cromo (Cr2O3; chamado de verde casalis ou verde anadomis), Malaquita [Cu2(CO3)(OH)2], Ferrocianuretos (ou Cianeto de Ferro, Ferrocianeto), Cromato de Chumbo, pigmento Monoazo, Ftalocianino de Cobre ou de Alumínio (o Fitohalocianino é um material fotossensível utilizado na fabricação de discos graváveis como CDs e DVDs)

- Os verdes geralmente incluem misturas adicionais, como ferrocianeto de potássio (amarelo ou vermelho) ou ferrocianeto férrico (azul-da-prússia).

Azul:
Azure (uma tintura esmaltada, da cor azul celeste), Azul de Cobalto (feito de sais de cobalto), Ftalocianina de Cobre (pertencente a um grupo de pigmentos, Phthalocyanine, o mesmo material da cor verde)

- Pigmentos azuis de minerais incluem carbonato de cobre hidróxido (azurita; Cu3(CO3)2(OH)2), alumínio de sódio de silicato (lápis-lazúli, uma rocha metamórfica), cobre de cálcio de silicato (azul egípcio), outros óxidos de alumínio de cobalto e óxidos de cromo. Os azuis e verdes mais seguros para utilização são os sais de cobre, como a Ftalocianina. Esta substância é aprovada para uso em móveis de crianças, brinquedos e até lentes de contato! Os pigmentos baseados em cobre são consideravelmente seguros e mais estáveis que pigmentos de cobalto ou ultramarinhos.

Violeta:
Manganês violeta (amônio de manganês pirofosfato), vários sais alumínios, Quinacridona (pigmento
sintético-orgânico, fórmula C20H12N202), Dioxazina ou Carbazole (um composto aromático orgânico heterocíclico)

- Alguns dos roxos, especialmente magentas fortes, são fotorreativos e desbotam se expostos por tempo prolongado à luz. O Carbazole é um dos pigmentos roxos mais estáveis.

Branco:
Carbonato de Chumbo (branco-chumbo), Dióxido de Titânio (TiO2), Sulfato de Bário (BaSO4), Óxido de Zinco

- Alguns pigmentos brancos são derivados da anatase ou do rutilo (duas das três formas minerais do Dióxido de Titânio). O pigmento branco pode ser usado sozinho ou para diluir a intensidade de outros pigmentos. O Óxidos de Titânio são um dos pigmentos menos reativos.

*Fonte: http://chemistry.about.com/
*Dica: coloquem os nomes químicos na parte de imagens do oráculo para ver imagens belíssimas! Vale a pena!

Vamos falar de tintas

Antes de continuar com as postagens, a Débora "BATHORYsoul", de quem eu tô com saudade (e que eu queria saber se ainda tá em Barroso e se vai tá lá até janeiro), fez um comentário sobre um assunto muito importante e que eu realmente já devia ter discutido antes, mas com a cabeça ruim do jeito que tá a minha eu acabei me esquecendo: do que é feita a tinta pra tattoo?

Para os eco-malas é até um tanto quanto decepcionante descobrir que uma tinta para tattoo costuma ser feita de uma mistura de ferro, mineral e plástico, e não de pigmentos vegetais como alguns tatuadores costumam espalhar por aí querendo vender mais. Na verdade, cada fabricante tem sua "receita especial", o que torna mais difícil ainda saber a verdadeira composição do líquido e levando em conta que tem muita, mas muita mesmo, gente querendo ganhar dinheiro, as substâncias que vc pode encontrar são das mais absurdas!

Os frascos de tintas não contém muita informação sobre composição - algo que a ANVISA vem tentando mudar com essa lei que vai tirar de circulação produtos que não contiverem determinadas informações, mas lei brasileira, já viu, né?! - e muito revendedor vende em frascos piores ainda porque abre a tinta e a dilui antes de vender no varejo - o que me faz ser a favor da venda de potes descartáveis de tinta, embalados individualmente para uso em uma pessoa apenas, só que o mercado da tatuagem é tão mão-de-vaca que isso é praticamente impossível de acontecer! Pra vc ter uma idéia, tinha uma marca que vendia assim apenas a tinta preta e eu só a encontrei para comprar uma vez na vida... bom, comprei, mas na hora de passar pro tatuador, toda empolgada com a minha descoberta ultra-higiênica, a primeira coisa q ele fez foi abrir todos os potinhos de 5ml e misturá-los com a outra tinta preta q ele já tinho no estúdio - nos estúdios há o péssimo hábito de manter potes maiores com a tinta preta por causa da quantidade que é usada, o problema é que pra trocar um pote desses leva meses, ele fica lá na estante, sujeito ao ambiente e ninguém tem a precaução de separar a tinta que vai usar em potes menores...

Mas deixando a discussão ideológica de lado, a seção de Química do site About.com tem algumas pesquisas relacionadas ao assunto, incluindo o que cada cor da tinta deveria ter. O site é todo em inglês, mas eu pretendo traduzir ao menos a tabela de pigmentos pra colocar aqui. Enquanto não posto, pra quem tiver a curiosidade, tem também um artigo ensinando como misturar e preparar sua própria tinta.
Só de imediato, para não deixar esse artigo meio em vão, peguei no Tatuando uma pequena adiantação da tradução rs falando resumidamente de algumas cores

Preto
Constituido de óxido de ferro e carbono.



Marrom
Constituido de compostos dos óxidos do ferro e argila .
O Ochre cru é amarelado e quando desidratado muda para uma cor avermelhada

Vermelho
Composto por HgS, cDsE, fE203 o vermelho pode oferecer alguns riscos devido a toxidade dos componentes.



Amarelo
Sua composição apresenta PbCr04 misturado com PbS, e derivados de plantas.

Verde
Composição apresenta Cr203, [Cu2 (CO3) (OH) 2] ,cU/Al


Azul
Incluem carbonato e cobre

Branco
Composto de Ti02, BaSO4, Óxido de Zinco.


Nas misturas das tintas geralmente é usado Ethanol , agua purificada, glicerina e Listerine.
Entretanto podem ser encontradas outras substancias tais como álcool (nota minha: ethanol num é álcool?!), glicol de etileno, Aldeídos e substancias detergentes.