quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Vamos falar de tintas

Antes de continuar com as postagens, a Débora "BATHORYsoul", de quem eu tô com saudade (e que eu queria saber se ainda tá em Barroso e se vai tá lá até janeiro), fez um comentário sobre um assunto muito importante e que eu realmente já devia ter discutido antes, mas com a cabeça ruim do jeito que tá a minha eu acabei me esquecendo: do que é feita a tinta pra tattoo?

Para os eco-malas é até um tanto quanto decepcionante descobrir que uma tinta para tattoo costuma ser feita de uma mistura de ferro, mineral e plástico, e não de pigmentos vegetais como alguns tatuadores costumam espalhar por aí querendo vender mais. Na verdade, cada fabricante tem sua "receita especial", o que torna mais difícil ainda saber a verdadeira composição do líquido e levando em conta que tem muita, mas muita mesmo, gente querendo ganhar dinheiro, as substâncias que vc pode encontrar são das mais absurdas!

Os frascos de tintas não contém muita informação sobre composição - algo que a ANVISA vem tentando mudar com essa lei que vai tirar de circulação produtos que não contiverem determinadas informações, mas lei brasileira, já viu, né?! - e muito revendedor vende em frascos piores ainda porque abre a tinta e a dilui antes de vender no varejo - o que me faz ser a favor da venda de potes descartáveis de tinta, embalados individualmente para uso em uma pessoa apenas, só que o mercado da tatuagem é tão mão-de-vaca que isso é praticamente impossível de acontecer! Pra vc ter uma idéia, tinha uma marca que vendia assim apenas a tinta preta e eu só a encontrei para comprar uma vez na vida... bom, comprei, mas na hora de passar pro tatuador, toda empolgada com a minha descoberta ultra-higiênica, a primeira coisa q ele fez foi abrir todos os potinhos de 5ml e misturá-los com a outra tinta preta q ele já tinho no estúdio - nos estúdios há o péssimo hábito de manter potes maiores com a tinta preta por causa da quantidade que é usada, o problema é que pra trocar um pote desses leva meses, ele fica lá na estante, sujeito ao ambiente e ninguém tem a precaução de separar a tinta que vai usar em potes menores...

Mas deixando a discussão ideológica de lado, a seção de Química do site About.com tem algumas pesquisas relacionadas ao assunto, incluindo o que cada cor da tinta deveria ter. O site é todo em inglês, mas eu pretendo traduzir ao menos a tabela de pigmentos pra colocar aqui. Enquanto não posto, pra quem tiver a curiosidade, tem também um artigo ensinando como misturar e preparar sua própria tinta.
Só de imediato, para não deixar esse artigo meio em vão, peguei no Tatuando uma pequena adiantação da tradução rs falando resumidamente de algumas cores

Preto
Constituido de óxido de ferro e carbono.



Marrom
Constituido de compostos dos óxidos do ferro e argila .
O Ochre cru é amarelado e quando desidratado muda para uma cor avermelhada

Vermelho
Composto por HgS, cDsE, fE203 o vermelho pode oferecer alguns riscos devido a toxidade dos componentes.



Amarelo
Sua composição apresenta PbCr04 misturado com PbS, e derivados de plantas.

Verde
Composição apresenta Cr203, [Cu2 (CO3) (OH) 2] ,cU/Al


Azul
Incluem carbonato e cobre

Branco
Composto de Ti02, BaSO4, Óxido de Zinco.


Nas misturas das tintas geralmente é usado Ethanol , agua purificada, glicerina e Listerine.
Entretanto podem ser encontradas outras substancias tais como álcool (nota minha: ethanol num é álcool?!), glicol de etileno, Aldeídos e substancias detergentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário