domingo, 12 de setembro de 2010

Postando um clássico

Eu duvido que você nunca tenha visto uma imagem do que eu acho que é o sticker mais famoso da história, intitulado "Obey Giant":

 Esta imagem foi criada pelo artista Shepard Fairey em 1989 e começou a ser divulgada exatamente em 1990 (20 anos é tempo, hein?!), enquanto ele ainda era um universitário... nas palavras do próprio, este sticker é um experimento em Fenomenologia, deixando que as coisas se manifestem por si mesmas (uma importante afirmação heideggeriana sobre a arte) pelo simples fato de deixarem as pessoas curiosas.
A imagem do sticker foi criada a partir da foto de um lutador chamado André the Giant:
A princípio, foi realmente uma brincadeira, algo criado de forma completamente aleatória, mas a proliferação da imagem fez com que Fairey começasse a produzir com o objetivo de fazer com que as pessoas questionem o mundo a sua volta. Influenciado pela realidade dos anos 80 e 90, o cara faz uma mistura de fine art com street art que vem sendo copiada por muita gente!
Agora, se você nunca viu uma imagem de Obey, além de perguntar onde diabos você esteve nos últimos anos, eu vou te mostrar outra criação do artista que você certamente conhece:
Pois é, ele ajudou na campanha de Barack Obama e, diga-se de passagem, este poster é o mais parodiado dos últimos tempos (sério, já vi cópia do estilo de Joker a Mussum)... mas pra mim, nenhuma dessas duas obras fazem jus ao talento do cara, então, com muita dor no coração - pq eu queria postar todas - eu fiz uma seleção do que acho serem as melhores imagens. Deleitem-se.