quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Enquanto as férias não terminam...

Eu vou só gastando o que eu já nem tenho; mas pra mim não há melhor compra que um bom livro... (pq se o livro for ruim tb dá vontade de ir na livraria pedir o dinheiro de volta!)
Nem curto muitos autores contemporâneos, principalmente jornalistas que decidem virar romancistas... frases curtas - que eles juram que é pra causar impacto - me irritam profundamente, sem contar os wannabe-recursos-estilísticos!
Mas daí em BH eu vi o livro "Canibais - paixão e morte na rua do Arvoredo" e me tomei de curiosidade por ter finalmente encontrado um livro que mencionava o tal caso de Porto Alegre, ainda que não fosse o livro que estou realmente procurando, depois de ter visto um post no Medo B (é meu blog favorito do momento).

Então, o livro é de autoria de David Coimbra, um jornalista, que, por incrível que pareça, é um ótimo romancista, pelo que pude ler nessa história, baseada em fatos reais e romantizada de uma forma até engraçada. Até porque um açougueiro matar gente pra fazer linguiça - uma linguiça especial que se torna um sucesso na cidade - é, de fato, ironicamente cômico. Em certas passagens do livro tive a impressão de que o lado jornalísitco de Coimbra falava mais alto; o autor se prolonga muito quando se propõe a descrever um fato histórico - como a invenção do daguerreótipo ou a rivalidade racial da época etc etc etc. Mas nem essas partes chateiam tanto, e Coimbra não é feito só de frases curtas; também tem ótimas sacadas e cenas muito bem colocadas (dá até um roteiro, que eu vou começar a escrever assim que minha dor de cabeça passar).  A melhor parte é que ele tem uma edição pocket, mais barata! ;P