sábado, 27 de março de 2010

Vamos falar de vanguarda?

O motivo de eu amar a arte, qualquer que ela seja, incondicionalmente, é porque não importa o quanto se estude e se escreva sobre ela, sempre terá algo incerto ou para se contradizer. Tudo bem, a História toda é assim, mas na arte o caso é muito maior e mais óbvio por causa dessa obsessão por se classificar estilos, tipos de desenho, tipos de técnicas e de artistas e por aí vai.

Aí chegando na tatuagem, além da contradição rola tanta ironia que você não consegue mais parar de procurar e de pesquisar para tentar entender algo que você tem certeza que nunca vai entender. Isso pra mim é o sentido de amar! rsrs Mas antes que eu fique melosa demais, vou apresentar o artista desse post, um cara conhecido como Xed LeHead.

Londrino, na ativa desde o final dos anos 80 como tatuador, atualmente divide seu tempo entre os estúdios Divine Canvas e Into You. Eu o considero um artista de vanguarda pelas proporções que ele conseguiu (e ainda consegue) dar ao dotwork e à arte tribal em geral. Até hoje ele tem trabalhos bem inovadores, criações lindas que são verdadeiras ilusões de ótica na pele! Mas o que tem de irônico nisso? Ele não é bom desenhista! Pois é, ele não entrou no mundo da tatuagem porque desenhava e até hoje luta contra essa "falta de habilidade artística" (em suas próprias palavras), a qual compensou estudando arte e desenhos milenares. Suas inspirações vem de artes tribais como a polinésia, havaiana e de orientais, principalmente a indiana e a tibetana... O que eu considero outra ironia é ele ser um artista extremamente inovador totalmente baseado em artes tão antigas quanto a própria tattoo!


Ele também se especializou em desenhos bem geométricos e em grandes trabalhos em preto e foi um dos responsáveis pelo maior blackwork do qual se tem notícia (na verdade até hoje não sei se é preto ou azul): o corpo de Lucky Diamond Rich, reconhecido pelo Guinness como o homem mais tatuado do mundo, em quem Xed passou mais de 200 horas tatuando.

Foi difícil selecionar as tatuagens para colocar aqui, no site dele tem outras tantas que são, no mínimo, impressionantes!










Sabe aquela pessoa que tem todo o talento do mundo pra estragar seus planos e te desanimar completamente de fazer qualquer coisa?

Meu pai é a típica pessoa assim; tudo que eu planejo ele reclama, mas como normalmente eu conto meus planos só pra minha mãe, às vezes me esqueço de como ele é.
E aí, já que minha noite de sábado foi brochada e eu vou ficar em casa, lá vai um post, neam?!

A tatuadora Masami Inagaki tem 32 anos e mora na Philadelphia, Pennsylvania.