segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Cegueira por tatuar o globo ocular?


Um dos argumentos colocados contra a prática do eyeball tattoo é o de que, entre outros danos à visão, pode causar cegueira no indivíduo. Este argumento vem sendo baseado na história de um sujeito jamaicano chamado Derick Walters, artista do Dancehall, também conhecido como Mace, de 20 anos, que diz ter sofrido problemas em um dos olhos após a agulha entrar mais profundamente. Em suma, ao se interessar pelo eyeball tattoo, Mace postou em sua página no Facebook, manifestando a vontade de se submeter ao procedimento e encontrou um artista que estava disposto a fazê-lo. O nome do artista não foi divulgado, mas dois problemas ocorreram durante o procedimento que fizeram com que Mace tivesse de ir ao hospital: primeiramente, o colírio anestésico não foi aplicado na quantidade correta, fazendo com que Mace pudesse sentir a agulha e, como reação, mexesse seu olho; em segundo lugar, o artista acabou por enfiar a agulha abaixo do nível em que se aplica o pigmento normalmente. Ainda assim, Mace NÃO FICOU CEGO; conforme ele mesmo atesta em sua página, sua visão esteve um pouco embaçada e instável, mas, ao que parece, foi possível fazer uma cirurgia corretiva.

O outro caso associado a esta história é o de mais um artista do Dancehall, Alkaline, que divulgou sua "eyeball tattoo" pela rede e influenciou Mace a passar pelo procedimento. Porém, o caso de Alkaline não é o de pigmentação do globo ocular: ele apenas fabricou a história com propósitos de publicidade. Observando sua foto (logo abaixo), é facilmente perceptível que se trata de uma lente escleral, que cobre grande parte dos olhos. Inclusive, para disfarçar sua história, Alkaline contou que a tinta iria "se dissolver" no olho, e que, portanto, o procedimento não era definitivo - e, ademais, ele chegou a publicar uma foto enquanto supostamente estava sendo "tatuado" no olho com uma máquina de tattoo tradicional (a pigmentação do globo ocular é, na verdade, feita com injeção do pigmento).


No momento, há um projeto de lei que visa à proibição da pigmentação do globo ocular no Brasil que vem sendo apoiado por alguns body piercers indignados com os resultados de alguns procedimentos - em que a tinta acabou por se espalhar para além do globo ocular, invadindo alguns vasos que, tomados pelo pigmento, ficam visíveis através da pele. O problema é que, erroneamente, estão associando esta consequência negativa à cegueira e a outros efeitos colaterais pontuais como se estes fossem uma espécie de resultado inerente à prática.

Até o momento, o que se sabe do eyeball tattoo como procedimento perigoso está associado, antes, ao fato de se injetar - logo, usando uma agulha - algo no olho em si. A movimentação errada da agulha pode causar sérios acidentes e não é preciso alertar para o quão perigoso é o ato propriamente dito de se enfiar uma agulha no globo ocular! Dito isso, ao que parece não houve, até então, reações em relação ao pigmento que vem sendo utilizado - mesmo que ele chegue a escorrer por algum vaso, o resultado parece ser apenas uma estética indesejada.

Eu acredito que, como toda forma de modificação corporal, o eyeball tattooing deva ser encarado com extrema seriedade e que a prática necessita de uma regulamentação para que não seja feita por qualquer um. Contudo, por se tratar de uma prática que será, ainda, por um bom tempo experimental, proibí-la pode levar simplesmente à "involução", tornando essa modificação, como outras, algo clandestino e ainda mais perigoso!

Caso você queira saber um pouco mais sobre as pessoas que já passaram pelo procedimento, há várias entrevistas disponíveis no Frrrk Guys:
Caique Leon
Guilherme Troiano
Mariana Queiroz
Alexandre Anami, Diego Morais, Welton Luiz da Silva

Fontes: Noisey; World Magazine.