terça-feira, 16 de março de 2010

Pausa rápida

Galera, este post vai sair do assunto, mas é pq eu não podia deixar passar este achado! O National Geographic (canal da tv a cabo) passa um programa chamado Taboo que várias vezes trata de modificação corporal; infelizmente, no Brasil, os episódios repetem muito porque as temporadas novas demoram horrores a chegar, mas encontrei, no YouTubil, um trecho falando exatamente da tattoo no globo ocular (lembram que eu falei dela aqui?!)! E o mais legal é que o tatuador é o próprio Howie, o criador da técnica! No caso deste vídeo, é o terceiro procedimento que ele faz, ou seja, o terceiro olho do mundo a ter o globo ocular tatuado. Então, divirtam-se! ;)

Parte 2 - A tatuagem de Christiane F.

Rá, quem se lembra do filme? Pois é, em Christiane F. a protagonista faz uma tattoo na mão de uma forma ainda mais caseira, com uma agulha de costura enrolada em uma linha com tinta.
Toda vez que assisto ao filme eu me lembro de um conhecido que estava cobrindo as tattoos no estúdio que eu frequento; sem dar nome aos bois, ele é um cara "famoso" na periferia onde morava (agora está preso ou foragido ou algo do tipo) porque fazia as tatuagens de quase todos por lá, praticamente um profissional, e, segundo o próprio, a tatuagem se faz com uma agulha ou algo pontudo que perfure a pele; você primeiro perfura, faz os "machucados" no contorno do desenho e, uma vez "traçado", você joga a tinta por cima e DÁ UNS TAPAS NA PELE pra tinta entrar... você já ouviu a expressão "fulano bateu uma tatuagem"?! Então... o processo, dentro da cadeia, é o mesmo; pra fazer a perfuração dá pra usar até lápis, lapiseira, caneta, escova (o cabo é lixado na parede até ficar afiado).
Hoje em dia já tem como improvisar uma máquina até mais funcional (se é que dá pra chamar assim), segundo artigo publicado na revista Superinteressante:


Mó visu
Muitos presos se tatuam por razões estéticas mesmo, evitando as ligadas ao crime. Mas malandro escolado não entra em modinha. “A descrição que a polícia tem de quem é fichado inclui tatuagens. Fica fácil ser reconhecido se usar as marcas típicas da cadeia”, diz um detento de 24 anos que não temtatuagem.
Cruz com velas no chão
Elemento de alta periculosidade, do tipo que manda seus desafetos pro cemitério.
Cobra
Esta o cara é obrigado a fazer, para que todos saibam que o dono é dedo-duro e traíra.
São Sebastião
Gays e “mulheres de cadeia” (travestis) exibem sua opção sexual com a imagem do santo, borboletas coloridas ou um coração trespassado por uma flecha (que indica homossexual passivo).
Datas
Muitos presos costumam tatuar na pele datas consideradas importantes para eles, como as de fugas, rebeliões e mortes de companheiros e inimigos.
Tatuadora
Improvisada com tubo de esferográfica, agulha de costura e motor de gravador, a máquina de tatuar da prisão é movida a pilha ou gato da fiação elétrica. A tinta muitas vezes é profissional, conseguida a muito custo, assim como as revistas de tatuagem, que valem até R$ 300 atrás das grades.
X Pontilhado
Tatuado nas costas ou no peito, indica que seu dono é chefe de quadrilha. Como a polícia hoje identifica os “fichados” também por suas tatuagens, estatatuagem caiu em desuso: dá muita bandeira.
Saci com cachimbo
Foi um símbolo criado para identificar traficantes de drogas, muito poderosos do lado de fora e muito requisitados do lado de dentro.
Nossa Senhora Aparecida
Tem dois significados: pequena, é um símbolo de proteção e esperança. Grande, no alto das costas, quer dizer que o preso foi condenado por estupro e violentado na cadeia – um castigo marcado para sempre.
Sepultura
Significa que o tatuado guarda segredo, tem a boca “fechada como um túmulo”, qualidade valorizada na prisão e em liberdade. Outro significado é ter o corpo fechado.