segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Nova tag

Eu não tinha atentado pra uma classificação bem óbvia e que já está consolidada, o "neo-tradicional", que calha muito bem para aqueles tatuadores que, apesar de novos, são bastante influenciados pelo old school no que diz respeito aos traços, cores, ao próprio estilo do desenho, mas abordam temas mais variados. Até então, por estarem no ramo há menos de 10 anos, eu os vinha colocando sob a tag new school, que, ao contrário do que muitos pensam - e divulgam -, não comportam apenas os bonecos e letras estilo graffiti ou os desenhos mega coloridos, e sim permitem uma maior variedade na estilística do desenho, algo comum à tatuagem mais recente; além do que, o nome "novo" (new) permite, de fato, que estes tatuadores que agora são chamados de neo-tradicionais ou neo-tradicional também sejam classificados como new school. Por que não?


De qualquer forma, eu sou chata e metódica pra certas coisas, e classificações artísticas entram nessa história - de que me vale estudar arte que nem uma condenada se eu não consigo classificar ou não consigo explicar por que não posso classificar?


Um excelente exemplo do neo-tradicional é Jim Sylvia, 27 anos, está no Union Electric Tattoo, em Los Angeles, Califórnia. Ele começou a tatuar em 2001. Os traços firmes e bem definidos, as rosas, âncoras, caveiras e mulheres do old school  estão ali, juntamente com sombras mais trabalhadas e cores que vão além das primárias e muitos elementos mais novos!






    

Un chicano

E ele trabalha na Califórnia, onde mais poderia ser? Tá, comentáriozinhos bestas à parte, o realista Carlos Rojas tem apenas 26 anos e pode ser encontrado no estúdio Low Rider Tattoo ou no Black Anchor Collective, que ficam em Hesperia, CA.