quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Algumas horas depois...

E tendo apanhado loucamente dos malditos termos químicos, e graças à ajuda do Oráculo, aí está a lista de componentes mais utilizados para a fabricação das tintas de tattoo:

Preto:
Óxido de Ferro (Fe3O4 ou FeO), carbono, madeira de lenha (carvão vegetal encontrado na América Central e na Índia Ocidental)

- O pigmento preto natural é feito de cristais de magnetita, jet (azeviche, mais conhecido como âmbar negro, um carvão compacto usado como gema) pulverizado, Wüstite (um mineral acinzentado composto por Óxido de Ferro), fóssil animal (chamado de bone char, bone black ou ivory black) e carbonos amorfos resultados de combustão. O pigmento negro é comumente transformado em tinta indiana.

Marrom:
Ocre

- O ocre é composto de óxido férrico misturado com argila. O ocre "cru", "puro", é amarelado, mas quando
desidratado pelo calor adquire um tom avermelhado.

Vermelho:
Cinábrio (sulfeto de mercúrio II, HgS), Vermelho de Cádmio (CdSe), Óxido de Ferro (Fe2O3), pigmento de Napthol-AS (3-hidróxi-2-naftanilídio)

- O óxido de ferro também é conhecido como ferrugem. O cinábrio e o pigmento de cádmio são altamente tóxicos. O vermelho de Napthol é sintetizado da Naptha (ou naphtha, combustível nafta, uma mistura de hidrocarbonos inflamáveis, derivados de petróleo, como a benzina) e é o pigmento que menos apresenta casos de reações, mas todo vermelho tem risco significativo de reações alérgicas.

Laranja:
Disazo Diarylide (não existe nome em português, pertence a uma linha de pigmentos sintético-orgânicos desenvolvidos a partir da manufaturação de moléculas de carbono de componentes do petróleo, ácidos e outras substâncias sob calor e pressão intensa, nos anos 40 identificados pelo nome Diarylide) e/ou Disazo Pyrazolone (outro corante, como o Diarylide), Cádmio Seleno-Sulfide (composição de minerais)

- Os orgânicos são formados da condensação de 2 corantes monoazo (usados na indústria têxtil). São moléculas grandes, com boa estabilidade térmica e coram com rapidez.

Carne (cor da pele):
Ocres (óxidos de ferro misturados com argila)

Amarelo:
Amarelo de Cádmio (CdS, CdZnS), Ocres, amarelo açafrão, Amarelo de Cromo (PbCrO4, normalmente misturado com PbS - cloreto de potássio), Disazo Diarylide

- O açafrão é conhecido no exterior como curcuma (cúrcuma ou curcumã aqui), derivado de plantas da família do gengibre (nota minha: esse pó misturado no arroz fica uma delícia). As reações são comumente associadas aos pigmentos amarelos, em parte porque é necessário uma aplicação maior do pigmento para chegar a uma cor visível e brilhante.

Verde:
Óxido de Cromo (Cr2O3; chamado de verde casalis ou verde anadomis), Malaquita [Cu2(CO3)(OH)2], Ferrocianuretos (ou Cianeto de Ferro, Ferrocianeto), Cromato de Chumbo, pigmento Monoazo, Ftalocianino de Cobre ou de Alumínio (o Fitohalocianino é um material fotossensível utilizado na fabricação de discos graváveis como CDs e DVDs)

- Os verdes geralmente incluem misturas adicionais, como ferrocianeto de potássio (amarelo ou vermelho) ou ferrocianeto férrico (azul-da-prússia).

Azul:
Azure (uma tintura esmaltada, da cor azul celeste), Azul de Cobalto (feito de sais de cobalto), Ftalocianina de Cobre (pertencente a um grupo de pigmentos, Phthalocyanine, o mesmo material da cor verde)

- Pigmentos azuis de minerais incluem carbonato de cobre hidróxido (azurita; Cu3(CO3)2(OH)2), alumínio de sódio de silicato (lápis-lazúli, uma rocha metamórfica), cobre de cálcio de silicato (azul egípcio), outros óxidos de alumínio de cobalto e óxidos de cromo. Os azuis e verdes mais seguros para utilização são os sais de cobre, como a Ftalocianina. Esta substância é aprovada para uso em móveis de crianças, brinquedos e até lentes de contato! Os pigmentos baseados em cobre são consideravelmente seguros e mais estáveis que pigmentos de cobalto ou ultramarinhos.

Violeta:
Manganês violeta (amônio de manganês pirofosfato), vários sais alumínios, Quinacridona (pigmento
sintético-orgânico, fórmula C20H12N202), Dioxazina ou Carbazole (um composto aromático orgânico heterocíclico)

- Alguns dos roxos, especialmente magentas fortes, são fotorreativos e desbotam se expostos por tempo prolongado à luz. O Carbazole é um dos pigmentos roxos mais estáveis.

Branco:
Carbonato de Chumbo (branco-chumbo), Dióxido de Titânio (TiO2), Sulfato de Bário (BaSO4), Óxido de Zinco

- Alguns pigmentos brancos são derivados da anatase ou do rutilo (duas das três formas minerais do Dióxido de Titânio). O pigmento branco pode ser usado sozinho ou para diluir a intensidade de outros pigmentos. O Óxidos de Titânio são um dos pigmentos menos reativos.

*Fonte: http://chemistry.about.com/
*Dica: coloquem os nomes químicos na parte de imagens do oráculo para ver imagens belíssimas! Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário