segunda-feira, 30 de março de 2009

Vamos às dicas

No post anterior eu apresentei o trabalho de Sean Karn que é um bom exemplo quando se trata de tatuadores que trabalham o realismo sem traço, principalmente por fazer mais representações de animais, que exigem um grande trabalho de textura, muitas vezes, em detrimento da sombra e, para completar, essas tattoos de animais quase sempre têm uma paisagem ao fundo, com o céu e o mar ou cachoeiras e pedras... enfim, elementos que também raramente levam traço e quase nunca levam sombra... Antes de chegar ao ponto principal deste post, eu gostaria que vocês reparassem bem nesses detalhes que eu descrevi na prática, através das fotos abaixo; reparem, também, na fusão das cores e no papel crucial que elas têm ao definir elementos como o movimento das águas ou o semblante de uma floresta, por exemplo (todas as tatuagens foram feitas pelo Sean Karn):






Não é preciso dizer que poucos são os tatuadores capazes de realizar trabalhos como os acima e que esses só são recomendados para quem tem a pele bem clara... além do mais, se o profissional seguir um estilo mais tradicionalista de tatuar, é bem provável que ele se recuse a fazer algo do tipo, alegando que desenhos como este, na pele, com o tempo, podem virar um grande "borrão" - a não ser que ele pertença à narcísica casta do nosso querido Zilli, que parece tratar a pele com um pedaço de papel que, depois de envernizado, não vai enrugar nem descascar nem se danificar pela exposição do sol.

A tatuagem acompanha a pele em suas mudanças advindas da idade, portanto, quanto melhor você cuidar de sua pele, por mais tempo você manterá, também, o aspecto original de sua tattoo. É exatamente por isso que se vê muito, principalmente em pessoas que se expõem constantemente ao sol sem proteção, tattoos desbotadas e "estouradas", com traços grossos. A tendência da tinta de se expandir pela pele à medida que esta envelhece é algo natural e, de certa forma, inevitável, mas que pode muito bem ser evitada simplesmente seguindo a risca os conselhos contidos daquele papelzinho que você ganhou ao fazer a tattoo e que provavelmente nem foi lido até o fim para ser esquecido em uma gaveta qualquer... Pense nisso!

Outros caras bem famosos que fazem maravilhas usando apenas técnicas de sombrear e colorir já apareceram por aqui antes, mas optei por exemplificar com Sean por esse estilo parecer mais óbvio aos olhos em tatuagens realistas de animais.

2 comentários:

  1. estou impressionada com aquela abelha... os pêlos (caiu o circunflexo de pêlo???) dela parece q da pra apalpar....

    ResponderExcluir
  2. não, o circunflexo d pêlo, até onde sei, não caiu não...

    ResponderExcluir